Sindicato S.T.I.M.M.M.E Criciúma 25-05-62

Criciúma: (48) 3045-5332 Whatsapp (48) 99982-0191 Nova Veneza: (48) 3476-0769

Notícias e Eventos

IFSC abre inscrições para cursos técnicos e de graduação gratuitos 19/10/2016

IFSC abre inscrições para cursos técnicos e de graduação gratuitos

 

Estão abertas até o dia 3 de novembro as inscrições para o processo seletivo 2017.1 do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC). São cerca de cinco mil vagas em 21 cidades de todas as regiões de Santa Catarina. No Câmpus Criciúma, as vagas são para cursos de graduação e cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio.

As inscrições devem ser feitas via internet, pelo Sistema de Ingresso do IFSC. Todos os cursos são gratuitos. O processo seletivo varia de acordo com os tipos de curso.

Os cursos superiores de Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Química têm 40 vagas cada. Em 20 vagas, o ingresso será por vestibular, marcado para o dia 4 de dezembro. As outras vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação. O curso de Engenharia Mecatrônica tem duração de 10 semestres. Já a Licenciatura em Química tem duração de oito semestres.

No caso dos cursos técnicos, a seleção será feita por um exame de classificação, a ser realizado no dia 20 de novembro. Todos os cursos possuem 36 vagas cada. Na modalidade integrada, o estudante faz o curso técnico e o ensino médio no IFSC. Os cursos ofertados são os de Edificações, Química e Mecatrônica. Todos têm duração de três anos. Os cursos técnicos subsequentes são voltados para quem já concluiu o ensino médio e busca uma qualificação profissional. O IFSC Criciúma conta com os cursos de Eletrotécnica e Edificações, ambos com duração de quatro semestres.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas em cursos técnicos, Proeja e de graduação, independentemente do tipo de processo seletivo. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas. Dentro desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor. Em ambos os casos, há ainda mais uma subdivisão, a racial: 16% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Ingresso do IFSC até 3 de novembro.  Endereço: https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/principal.php

Para os cursos técnicos em que a seleção é por exame de classificação há uma taxa de inscrição de R$ 55,00. Para os cursos de graduação em que a seleção é por vestibular, a taxa é de R$ 75,00. Essa taxa deve ser paga até 4 de novembro por meio de boleto bancário em qualquer agência, em postos de autoatendimento ou via internet.

Doadores de sangue, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até 21 de outubro. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição. O detalhamento do processo está nos editais.

Para os cursos cuja seleção é por sorteio ou pela nota do Enem, não há taxa de inscrição.

Os editais apresentam os cursos e as vagas de cada Câmpus do IFSC. Para verificar o número de vagas e a forma de seleção do curso desejado, consulte os editais disponíveis na página do Ingresso. Endereço: http://portal.ifsc.edu.br/editais-ingresso-menu/4407-editais

Em caso de dúvidas, os candidatos devem enviar e-mail para ingresso@ifsc.edu.br ou ligar para os telefones indicados nos editais. O telefone da Secretaria Acadêmica do Câmpus Criciúma é o 48 3462 5007.
 

Voltar